Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

O novo Renault Arkana: Mais "Nouvelle Vague" do que nunca

12/07/2023

    • Um novo visual distinto para afirmar este SUV Coupé, do segmento C, na nova gama da Renault

    • Uma nova versão topo de gama, Esprit Alpine, com um toque desportivo e requintado

    • Uma mudança assertiva para um nível superior, com três versões de equipamento e uma maior escolha de tecnologia

    • O prazer de condução, combinado com a poupança de combustível, com uma unidade E-Tech, totalmente híbrida, de 145 cv

Apresentado na sua versão europeia, em outubro de 2020, o Renault Arkana é um exemplo brilhante do sucesso da Renaulution. Até ao momento, a Renault já vendeu 163 000 unidades deste SUV coupé de aspeto distinto (240 000 no total, incluindo o XM3 da Renault Korea Motors), sendo que este modelo desempenha um papel fundamental no plano da marca para reconquistar o segmento C, juntamente com o Megane E-Tech 100% Elétrico e o Austral.

O Arkana reescreveu as regras com a sua silhueta SUV Coupé, que combina o estilo e o espaço, e está agora a ser vendido em mercados de vários continentes - desde a Austrália, à Nova Zelândia e Japão e até em Israel e no Chile. As suas versões topo de gama - R.S. Line e E-Tech Engineered - oferecem um carácter e um vigor acrescidos e contribuíram muito para o seu sucesso (em 2023 representam 53% do mix na Europa). O grupo motopropulsor mais vendido é o E-Tech full hybrid de 145 cv (63% das vendas na Europa nos primeiros seis meses de 2023).

Este motor não tem paralelo no mercado, o prazer de condução que proporciona não tem precedentes e a sua eficiência energética é excecional. É o segundo critério que os compradores consideram ao escolher um automóvel, a seguir ao design*. * Inquérito NCBS, AF2022

NOVO DESIGN

O Novo Arkana, que a Renault apresenta hoje, associa o carácter fluido original, a imponência, a robustez e a nova identidade da Renault, para se posicionar ainda mais no topo da "Nouvelle Vague". O logótipo Nouvel'R está integrado na grelha, no centro da faixa em preto brilhante que liga os faróis.

Esta superfície é totalmente plana e lisa, o que a torna ainda mais elegante.

O design do logótipo Nouvel'R fornece a base para o novo padrão da grelha - um conjunto deliberadamente desestruturado de diamantes que reverbera em torno do diamante do meio. Um efeito 3D nos rebordos dos diamantes parece esculpi-los e acrescentar profundidade. Dependendo do acabamento (Evolution, Techno ou Esprit Alpine), estas características são em Preto, Cromado Acetinado ou Cromado Escuro, para sublinhar a mudança para um nível superior do mercado. O padrão vertical na grelha superior torna o aspeto geral mais coerente com o da grelha na base do para-choques.

A lâmina aerodinâmica, que se tornou uma imagem de marca das versões R.S. Line e E-Tech Engineered, está agora presente no para-choques das versões Techno e Esprit Alpine da gama. É da mesma cor da carroçaria na versão Techno e em Cinzento Acetinado na versão Esprit Alpine.

O logótipo no centro da porta da bagageira é num tom Dark Chrome (cromado escuro), combinando com o da frente, bem como com as letras e as saídas de escape. As luzes têm coberturas em cristal ligeiramente fumado, para dar um toque ainda mais moderno.

Os cromados dos elementos decorativos (grelha, molduras das janelas, etc.) foram substituídos por preto, preto acetinado ou preto brilhante profundo, consoante a versão.

NOVO NÍVEL ESPRIT ALPINE

Tal como os outros modelos mais recentes da gama Renault, o novo Arkana inclui agora, no topo da sua gama, um nível de equipamento Esprit Alpine de inspiração desportiva e requintada, que se adequa perfeitamente à personalidade do automóvel.

Uma das características exteriores é a lâmina Cinzenta Acetinada no para-choques dianteiro. Outra é o emblema Shale Grey (cinzento xisto) embutida numa aplicação em Preto Brilhante Profundo, no friso do guarda-lamas. O Esprit Alpine também vem equipado com novas jantes de 19 polegadas, de desenho aberto, que contribuem tanto para a sua imponência como para o seu carácter desportivo. Um novo corte no aileron a condizer com o tejadilho melhora a aerodinâmica da porta traseira.

No interior, os bancos são numa mistura de Eco Tep (10% de materiais de origem biológica) e imitação de camurça (mais do que nos antigos modelos topo de gama R.S. Line e E-Tech Engineered). Os bancos são agora equipados com pespontos horizontais azuis e o logótipo Alpine nas costas, e os cintos de segurança contam com duas faixas azuis.

O interior das portas e o volante têm costuras vermelhas, brancas e azuis, enquanto o revestimento da área do painel de instrumentos virado para o banco do passageiro da frente é a imitar ardósia, para um efeito elegante e discreto.

Seja qual for o grupo motopropulsor escolhido, o interior do novo Arkana Esprit Alpine inclui a alavanca de velocidades e-shifter sem cablagem mecânica.

UMA GAMA MAIS SIMPLES E COM MAIS COMODIDADES

A gama do Novo Arkana foi reduzida a três níveis de equipamento: Evolution, Techno e Esprit Alpine.

O Evolution passa a incluir, de série, a navegação integrada no sistema de infotainment Renault EASY LINK, que também se liga sem fios aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O ecrã digital do painel de instrumentos continua a medir 7 polegadas na diagonal, mas apresenta agora informações numa área maior.

Para além da lâmina aerodinâmica a condizer com o tom da carroçaria, a versão Techno manteve as jantes das versões R.S. Line e E-Tech Engineered. O logótipo e as letras na traseira são em Cromado Acetinado.

A nova gama também apresenta uma nova cor de carroçaria, Midnight Blue (Azul Meia-noite), e inclui a mesma seleção de motores: o híbrido E-Tech de 145 cv e os mild hybrid a gasolina de 140 cv e 160 cv.

A MOTORIZAÇÃO E-TECH TOTALMENTE HÍBRIDA DE 145 CV COM MODO E-SAVE

O prazer de condução da unidade E-Tech totalmente híbrida (full hybrid), de 145 cv, é inigualável: é tão suave no modo elétrico como vigoroso e eficiente. Interliga dois motores elétricos (um motor principal de 36 kW e um gerador/motor de arranque de alta tensão de 18 kW) com um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,6 litros e 69 kW (94 cv) de potência, uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh de capacidade.

A caixa de velocidades gere 4 relações no motor a gasolina e 2 relações no motor elétrico principal. Por outras palavras, com o grupo motopropulsor totalmente híbrido E-Tech, tem até 14 combinações possíveis entre o motor a combustão e o elétrico para otimizar a eficiência energética.

O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar apenas com o motor elétrico até 80% do tempo em cidade, o que reduz o consumo até 40% em comparação com um motor a gasolina convencional. As emissões de CO2 deste grupo motopropulsor de alta eficiência podem ser tão baixas como 105 g/km, o que é admirável para o segmento. Além de desfrutar do silêncio do modo elétrico, pode usufruir da comodidade de conduzir sem parar para carregar a bateria.

O grupo motopropulsor E-Tech do novo Arkana, com 145 cv, inclui a função e-save. Pode selecioná-la no ecrã central, nas definições do automóvel, ou através do modo de condução nas versões com definições MULTI-SENSE, e mantém a carga da bateria a 40%, no mínimo, para que tenha aquele apoio extra para continuar a conduzir em modo elétrico, se necessário, ou para ajudar o motor em subidas íngremes.

UMA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO MUITO AGRADÁVEL

O novo Arkana é construído com base na plataforma modular CMF-B desenvolvida pela Aliança. Esta plataforma é elogiada pela eficácia e pelo prazer de condução que proporciona, pela excecional versatilidade, pelo alto desempenho do seu comportamento e pelo grande conforto que proporciona.

Para além da ligação tranquilizadora do automóvel à estrada, as rodas traseiras do novo Arkana ajustam-se para o manter notavelmente estável quando negoceia curvas a alta velocidade. O movimento lateral é limitado, mesmo nas estradas mais irregulares. A direção precisa e direta potencia o desempenho do chassis, enquanto o curto diâmetro de viragem entre passeios (11,2 metros) contribui para a agilidade.

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial