Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

Carregamento, autonomia e bateria dos veículos elétricos Renault

16/02/2022

QUANDO CARREGAR UM VEÍCULO ELÉTRICO?

O carregamento de um veículo elétrico Renault pode ser feito em qualquer momento.

Diferente do carregador em corrente alternada, o carregador em corrente contínua possui um inversor próprio em seu interior, fazendo com que possa alimentar diretamente a bateria do veículo, sem precisar passar pelo carregador de bordo para fazer a conversão da corrente. As baterias de iões-lítio que existem nos veículos elétricos são um dos sistemas de armazenamento químico de energia mais relevantes atualmente, com aplicação mais recente nos carros plug-in híbridos e elétricos. Comparativamente a outros sistemas destacam-se por serem leves, sem efeito de memória e apresentarem elevada densidade energética, entre outros. Todos os veículos Renault elétricos, devido a não terem efeito de memória, podem ser carregados independentemente do nível de bateria restante.

COMO CARREGAR UM VEÍCULO ELÉTRICO EM CASA?

As necessidades de carregamento diferem sempre, dependendo das condições do local onde carrega habitualmente o carro. As tomadas convencionais normalmente não seriam aconselhadas para carregamento de veículos elétricos por não estarem preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas, mas com o flexi-charger, pode carregar o seu veículo elétrico numa tomada de eletricidade convencional ou através de uma tomada Green'Up de 3,7 kW.

Para carregar o seu veículo elétrico em casa com maior comodidade e segurança deve investir num posto de carregamento doméstico, e a Renault recomenda o Wallbox de 7,4 kW para recuperar toda a sua autonomia numa noite, no momento da compra do seu veículo elétrico.

O QUE ACONTECE COM A BATERIA SE O VEÍCULO NÃO FOR UTILIZADO?

A bateria dos veículos elétricos é o principal local de armazenamento da energia necessária para tração das rodas. Eles ainda possuem uma bateria auxiliar de segurança apenas para alimentação de acessórios internos, assim como todos os automóveis, o que faz com que o nível de bateria utilizado não chegue a ser suficiente para ser significativo. O veículo teria que estar imobilizado por várias semanas para gastar uma quantidade significativa de bateria.

 

TUDO O QUE NECESSITA SABER SOBRE A AUTONOMIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO RENAULT

COMO POSSO GERIR A AUTONOMIA DO MEU VEÍCULO?

A Renault propõe-lhe serviços elétricos conectados que lhe permitem gerir a autonomia do seu veículo. Também pode gerir a sua autonomia remotamente com a oferta My Z.E. Connect. Com a My Z.E Connect onde quer que esteja, pode visualizar, em tempo real, o nível de carga e a autonomia do seu veículo elétrico Renault, bem como o processo de carga em curso ou o histórico dos carregamentos.

O seu tipo de condução também influencia diretamente a autonomia do seu elétrico Renault. Para uma otimização simples, limite a sua velocidade e as suas acelerações, adote uma condução suave e fluída, sempre que possível, circule a uma velocidade constante, regule a sua velocidade doseando a sua aceleração, incluindo em descidas, e explore o sistema de recuperação de energia na desaceleração: sempre que o veículo tiver de parar, solte primeiro o pedal do acelerador para desacelerar e, em seguida, pare o veículo

COMO POSSO CONTROLAR A AUTONOMIA DO MEU VEÍCULO?

Ao volante de um elétrico Renault, pode controlar o seu consumo imediato em tempo real através do económetro. No painel de instrumentos, pode visualizar a autonomia restante, calculada em função do nível de carga da bateria e do seu consumo médio.

Pode ainda controlar o seu nível de carga e a autonomia restante remotamente, a partir de um computador ou de um smartphone, graças ao serviço 'My Z.E. Connect' de série em todas as versões do Renault ZOE.

COMO MELHORAR A AUTONOMIA DO MEU VEÍCULO?

A variável mais importante é o seu estilo de condução. Para ganhar em autonomia e tirar o máximo partido da recuperação de energia, deve, então, em primeiro lugar, adotar reflexos de condução ecológica: antecipar-se, utilizar o travão de motor, circular com razoabilidade...

Siga os conselhos do sistema multimédia interativo R-LINK. No final de cada viagem, este elabora um relatório do seu percurso e dá-lhe conselhos de condução ecológica para melhorar a sua autonomia.

Ao ativar o modo de condução "ECO", obtém ainda mais autonomia. A potência do ar condicionado ou do aquecimento e os desempenhos dinâmicos do seu veículo diminuem para que consiga percorrer mais quilómetros. Cerca de 8 a 10% de autonomia.

 

Conheça AQUI a gama de elétricos Renault

 

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial